quinta-feira, 30 de maio de 2013

Progressos nos treinos

Desde sempre, gostei de correr. Quando ainda jogava bascket, eu era a primeira a chegar aos treinos e começava logo a aquecer, dando voltas ao campo a correr. Em 10 minutos dava no mínimo 13 voltas ao campo, uma média de menos de um minuto por volta o que não é nada mau. Quando fazíamos corridas de grandes distancias eu estava sempre no grupo da frente. Até havia colegas que não me deixavam passar para não terem de chegar muito depois de mim. Não importava com isso, eu sabia que eu tinha fôlego e por isso na maioria das vezes era titular no campo. Que saudades!!!
Depois que eu engordei muito, havia épocas em que eu tentava mas não conseguia evoluir. Ia correr com uma amiga e ela sempre deixava-me para trás, porque sentia sempre necessidade de parar a meio caminho. Chorava de decepção de mim mesma por não conseguir mais correr como dantes. Comecei a treinar TAEBO, tive aulas de vale tudo mas sempre tentava dar umas corridinhas na esteira sem muito proveito porque sempre havia algum problema com a esteira.
Fonte: esportes.chakalat.net 
Quando decidi mudar e emagrecer, um dos objectivos traçados foi correr na rua e assim está sendo. Planeei correr 3 vezes de manhãzinha por semana já que à tarde faço mais 30 minutos de esteira, 20 de musculação e 45 minutos de TAEBO. Nos outros dias úteis resolvi não ir porque tinha tentado antes ir todos os dias correr e o meu joelho começou a ressentir. Nos finais de semana arruma a casa e lavo o meu carro.  
É um total de 420 minutos de exercícios por semana o que é muito bom. Tinha lido um artigo que mostra que foram feitos estudos que comprovaram que se fizermos pelo menos 275minutos por semana (cerca de 40 minutos por dia), acompanhado de uma dieta balanceada conseguimos perder peso. Estou no caminho certo!
Nesta semana não pude fazer o treino como planeei inicialmente. Não dá para correr só nos 3 dias planeados. Seria uma mudança muito radical e má para os meus objectivos. Assim para driblar esse problema organizei-me para correr todos os dias da semana – uma média de 225 minutos esta semana. Ainda fico a dever-me 50 minutos mas, realmente esta semana não consigo mais do que isso.
Fonte: www.einstein.br
Em todos os meus treinos de manha prezo em superar os meus próprios limites. Por exemplo: Estipulo correr hoje 10 minutos. Esta é a minha meta mas, tento correr mais 5 para reafirmar que irei conseguir cumprir com o desafio que eu me propus. Os 10 minutos são obrigatórios mas os 5 são opcionais pois, existem vários motivos, inclusive o de estar muito cansada naquele ponto ou mesmo de não querer correr mais. Mas não tem sido o caso! Tenho superado todas a minhas mini-metas e estou muuito orgulhosa de mim.
Hoje então estou muito feliz porque em menos de um mês de treino consegui melhor o meu tempo em 5 minutos. No inicio, e durante este período fazia a minha caminhada/corrida em 45 minutos. Hoje consegui faze-lo em 40 minutos. Até hoje estava a trabalhar a resistência e é muito agradável constatar que naturalmente estou a colocar velocidade na minha corrida/caminhada. Estou muiiito feliz!!!! Sem contar que cada vez corro mais e caminho menos. São superações atrás de superações comprovando que eu quero, eu posso e vou ser magra!!!!