quinta-feira, 4 de julho de 2013

Nutri Day

Depois de muita luta e desencontros consegui marcar uma consulta com a minha nutri. Desde que eu comecei a dieta não tinha voltado a ter consulta com ela e, estava com imensas dúvidas que precisavam ser esclarecidas já que quero fazer tudo dentro do combinado.  Para não esquecer de nada, fiz a minha listinha ao longo do mês e perguntei tudo o que tinha para perguntar. 

Heis a lista eram:
  1. Posso comer legumes salteados??
  2. Costumo comer pudim de peixe sem arroz. está correcto?
  3. Quantidade de comida no almoço. Não será exagerado??
  4. Café pode??
  5. Tenho mesmo de acordar cedo aos finais de semana para alimentar??
  6. E quando acordo mais tarde, devo seguir a seguencia do plano ou saltar as primeira refeições??
  7. Quando saio com amigos o que devo evitar nos restaurantes?? Só salada?? Quantidades??
  8. Vinho pode??
  9. Pipoca pode???
Ela foi uma fofa e respondeu a tudo com muita paciencia. Então vamos lá às respostas:
1 . Posso comer legumes salteados?? 
Os legumes salteados foram uma alternativa que eu encontrei para os cozidos. Existem algum legumes que ficam sem graça quando cozidos. Assim, para ter mais incentivo salteei-os. 
Saltear é uma tecnica na culinária que é muito parecida com o fritar só que se utiliza muito pouca gordura, e os legumes são colocados no recipiente somente para levarem uma especie de choque térmico. São tirados muito rápidamente e utiliza-se o lume alto para a cozedura. Eu tinha dúvidas se era saudável ou não por isso mas, a nutri disse-me que não faz mal até porque não o utilizo todos o dias. Devo no entanto, tomar cuidado com a quantidade de manteiga que utilizo.

2. Normalmente como pudim de peixe sem arroz. está correcto? 
O pudim de peixe é muito frequente em minha casa. Daí que sabia que iria ter dias que eu teria de adaptar-me a esta ementa. O pudim é feito com pão e leva molho branco sem natas nem bechamel. Costumo não comer o arroz quando tem pudim e tinha duvidas se estava a fazer o correcto ou se não devia comê-lo mesmo. A minha Nutri tranquilizou-me. Estou a fazer o que deve ser feito: substituir. Não há necessidade de eliminar este alimento o meu cardápio. Que bom!!!

3. Quantidade de comida no almoço. Não será exagerado?? 
Nunca comi tanto na minha vida. No inicio não levava fé neste plano. Comecei a fazê-lo com medo de engordar em vez de emagrecer. Com o passar do tempo, quando vi que estava a dar certo fiquei mais tranquila. 
Mas, Meu Deus, como fico cheia depois do almoço. Canso-me até de comer! (Quem diria!!! =D) A boa noticia é que fico satisfeita até a noite e tenho energia para exercitar-me o quanto puder. A nutri explicou-me: Fazer dieta não significa passar fome mas sim, devemos alimentar-nos correctamente, incluindo todos os grupos necessários o bom funcionamento do corpo. Assim, vou continuar com as mesmas quantidades.

4. Café pode?? 
Como sinto falta do meu café com leite. Para piorar o leite magro não tem nem uma piada. Sem contar que no inicio da dieta quase desmaiava de sono por falta do café. A boa noticia do dia: A Nutri liberou o Caféééééé!!! Segundo ela, o problema é o açucar que o café requer, no entanto se eu incluir somente uma colher de açucar ou usar adoçante não haverá problemas. Iiiiieeeeiiiiii!!! Amei

5. Tenho mesmo de acordar cedo aos finais de semana para alimentar?? 
Tinha essa duvida porque quando saio à noite, e vou deitar-me tarde. Não há paxora para  duas horas depois levantar-me para cormer. Não faz sentido!! Aí vem a boa noticia. Não há necessidade de fazer isso. O corpo terá também a necessidade de descançar e por isso posso durmi tranquila e comer quando acordar!! Que boooooooommmmm!!!!

6. E quando acordo mais tarde, devo seguir a seguencia do plano ou saltar as primeira refeições??
Seguindo a mesma linha da pergunta anterior, posso durmir até mais tarde mas, devo seguir o plano como está sem saltar nem uma etapa. Isso é bom para mim porque eu não consigo, por exemplo almoçar assim que eu me levantar da cama. Gosto de tomar o meu café primeiro, antes de tudo.

7. Quando saio com amigos o que devo evitar nos restaurantes?? Só salada?? Quantidades?? 
Quando saio com amigos, muitas vezes começamos a noite à volta de uma mesa. O que evitar? A nutri foi clara: tudo o que for frito, que leve natas e devo preferir confecções cozidas ou assadas e acompanhá-las com muita salada. Tenho feito boas escolhas!!!!

8. Vinho pode?? 
Amo vinho. Se há algo que eu tenho saudades é do vinho. Mas por ser concentrado e calórico tenho de ter um pouco mais de cuidado com ele. Nesses 2 meses de dieta tenho prezado em tomar somente uma taça de vinho por cada evento que eu vá. A nutri não achou isso exagerado e disse-me que essa quantidade não irá afectar a minha dieta.

9. Pipoca pode???
Pipocaaaaa! Outra das minhas paixões. Costumava substituir um lanche por um taparuer de pipocas. Mas isso infelizmente não está liberado. Posso comer um pouquinho de um amigo e tal mas, sustituir nunca. Fiquei com pena porque tenho uma fissura por pipoca. Snif snif!

Fora isso ela deu-me os parabéns por estar no caminho certo, perguntou-me das dificuldades que tenho estado a ter com esse plano e prontos. Foi isso a minha consulta com a minha nutricionista. O meu peso actual vou saber no dia 6/07 que completarei 2 meses de pura motivação.

Sem comentários:

Enviar um comentário